Clube-MA
Clube de Anúncios

Dicas e Informações sobre Pinturas em Porcelanas

Decoração da Porcelana

Parte Final
Como decorar Porcelanas

A decoração da porcelana é feita de duas formas:
com a aplicação de decalques e a de filetes.

Algumas peças recebem os dois processos em uma mesma operação.

Ainda há também o processo de decoração de porcelana totalmente feito com pintura manual
Mas como este procedimento demanda muitos artesãos qualificados, e maior tempo de execução, não é mais praticado em larga escala, exceto por algumas poucas fábricas, que tem na decoração manual o seu diferencial.

Decalques
Os decalques são adesivos que são aplicados nas peças com o máximo de cuidado. Após ser colocado na posição correta, passa-se uma borracha para fixá-lo.

Os filetes são aplicados com dois tipos de pincéis: a trincha (pincel largo e sem ponta) e o pincel fino (de ponta fina e delicada). As peças são colocadas em um torno para que possam girar livremente, assim a mão do filetador pode ficar apoiada e fixa evitando falha no filete.

Após a decoração, as peças passam pelo controle de qualidade e a seguir sofrem a segunda queima para fixação do decalque e / ou filete.

Atualmente em algumas decorações e filete já está no decalque (adesivo), reduzindo assim o processo em apenas uma queima.

Após as queimas a porcelana é lixada para retirar algum resíduo do decalque.

Após esta operação a mercadoria já pode ser embalada e comercializada.

TIPOS DE QUEIMA
O processo de aplicação do decalque na porcelana pode ter dois tipos de queima: uma chamada "sobre esmalte", onde a peça é levada ao forno numa temperatura de aproximadamente 800º C.

O outro tipo, que é uma tecnologia chamada "fogo forte", ou seja, a peça é queimada a uma temperatura de aproximadamente 1200º C, sendo que com este tipo de queima o decalque se funde com o esmalte que a porcelana tem na superfície, garantindo que a decoração nunca sofra desgaste.

Origem da porcelana

Porcelana (do Italiano porcellana ) é uma variedade de cerâmica dura e resistente, branca, as vezes translúcida, que é preparada a partir de uma mistura triaxial de caulim, feldspato e quartzo.

Todas as evidências apontam para o surgimento da porcelana na China da época "Teng" que teve na época "Song" a sua mais refinada produção com o afinamento da massa, elegância de formas e introdução de novos vernizes, culminando, na época "Ming" com expansão e desenvolvimento até o século XIX.

De lá se difundindo, por volta do século XVI, a porcelana obteve grande desenvolvimento na Coréia e no Japão de onde foi abundantemente importada sendo reconhecida pelo nome do porto de Imari que escoava a produção da zona de Arita e Kutani.

Desde o século XVI, graças às importações pelas Companhias das Indias, a produção européia se limitou a copiar toscamente a porcelana oriental, como a produção de Florença, até quando, no fim do século XVII, iniciou-se a produção francesa em Rouen e Saint-Cloud que acarretou em 1725 na manufatura Chantily e em 1738 na manufatura Vincennes depois transformada em manufatura real em Sévres.

Desde aí, as técnicas se aprimoram na Inglaterra,Espanha e especialmente Alemanha, e, com a prospecção e seleção de novas jazidas de caulim, no final do século XVIII chegava à equiparar-se à qualidade da produção oriental.

Conta-se que Luiz XVI, o último monarca da França, fiel ao hábito de seus predecessores, sempre presenteava os dignatários de outros países com porcelanas de Sévres e tapeçarias de Gobelin que no fundo se constituia em propaganda da excelência destes produtos.

Fonte das informações: Wikipédia

Quer destacar as fotos nos passos? troque a cor de fundo para  azul marinho 
Comentários ou dúvidas sobre: Como Decorar a Porcelana
sem comentários até agora - inclua o seu...
Como Decorar a Porcelana
Casa e Jardim - Receitas e Dicas para Economizar
veja como manter a sua casa, fazer economia e faturar vendendo os produtos
Vários produtos fáceis de fazer com ótimos resultados

E vc pode divulgar seus produtos e serviços
Aproveite e crie seu anúncio grátis !!

Boas Aulas e Ótimas Vendas

® Momento da Arte - © Copyright 2020 - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução sem autorização - Política de Privacidade


como imprimir ou gravar?

Dicas de Pinturas

Informações sobre Porcelanas

Vender, Comprar e Serviços:

Mais Pinturas em Porcelanas

Vídeos Aulas

Novas Pinturas em Porcelanas